A Força Aérea dos EUA revelou que o 780º Esquadrão de Testes da Base Aérea de Eglin detonou com sucesso uma ogiva de Arma de Resposta Rápida (ARRW) AGM-183A pela primeira vez.
O primeiro teste de seu tipo para o míssil hipersônico de alta altitude, movido a foguete e ar-solo, coletou dados sobre a letalidade da arma única.
O teste de ogiva ocorre enquanto a USAF está tentando realizar um voo bem-sucedido do impulsionador do míssil. O primeiro voo do ARRW estava inicialmente previsto para ocorrer no final de 2020.
Antes da próxima tentativa, o serviço detonou o protótipo de ogiva em um teste que envolveu muitos feitos inéditos, de acordo com o gerente do teste, David Spiker do 780º Esquadrão de Testes.
Alguns dos feitos inéditos foram a construção do novo e heterodoxo design da arena de teste, os procedimentos e equipamentos de teste, a coleta de dados de fragmentação da ogiva e o processamento de dados pós-teste para garantir que os efeitos da ogiva tenham sido caracterizados com precisão.
O programa ARRW é um projeto de prototipagem rápida que visa fornecer uma capacidade de armas hipersônicas convencionais no início da década de 2020. O serviço disse anteriormente que o objetivo era atingir capacidade operacional antecipada com o ARRW antes do ano fiscal de 2023.
O ARRW foi projetado para fornecer aos comandantes combatentes a capacidade de destruir alvos de alto valor e sensíveis ao tempo. Ele também irá expandir as capacidades dos sistemas de armas de ataque de precisão, permitindo ataques de resposta rápida contra alvos terrestres fortemente defendidos.