Acidente aconteceu na Avenida das Américas, na altura de Guaratiba. Motorista de carro que invadiu corredor exclusivo fugiu do local.
Uma pessoa morreu e ao menos outras 34 ficaram feridas num acidente envolvendo um ônibus do BRT na noite desta quarta-feira (10).
O veículo tombou após um carro invadir o corredor exclusivo para os coletivos na Avenida das Américas, na altura de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, próximo à Estação Mato Alto.
De acordo com a concessionária que administra o BRT, o carro de passeio provocou o acidente por volta das 19h40, entre as estações Embrapa e Mato Alto, no corredor Transoeste.
Segundo informações da polícia à GloboNews, o motorista do carro que provou o acidente fugiu do local. A delegacia de Guaratiba assumiu as investigações.
Município entra em estágio de mobilização
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que, devido ao acidente, o município entrou em Estágio de Mobilização às 21h desta quarta-feira.
O tráfego foi totalmente interditado no sentido Santa Cruz. No sentido Barra da Tijuca, o trânsito seguia parcialmente bloqueado.
De acordo com o Cor, equipes do Corpo de Bombeiros, PM, CET-Rio atuavam no local. O desvio ao tráfego foi realizado pela Estrada da Ilha.
O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Havia a possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
O Corpo de Bombeiros informou que homens do quartel de Guaratiba foram acionados às 19h46 para socorrer as vítimas. Também foram para o local equipes da Polícia Militar, do 27º BPM, enviadas para dar apoio no local.
A CET-Rio informou ainda que a região enfrenta retenções no sentido Santa Cruz por causa do acidente, e o Centro de Operações acrescentou que a Avenida Dom João VI está com bloqueios por causa da batida. A circulação do BRT foi interrompida.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que anunciou no dia 3 de março que iria assumir o sistema BRT da cidade no prazo de quatro semanas, disse que estava acompanhando a ocorrência pelo Centro de Operações.
Bombeiros de cinco quartéis ajudam no socorro
De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, homens dos quartéis de Campo Grande, Santa Cruz, Sepetiba e Barra da Tijuca davam apoio aos colegas de Guaratiba no socorro às vítimas do acidente.
A prefeitura lamentou o acidente e se solidarizou com as famílias das vítimas. Informou, também, que acompanhará de perto as investigações sobre as causas do ocorrido.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, até as 22h10, 34 acidentados foram encaminhados para hospitais municipais e estaduais.