perfumes

Substância usada no perfume Chanel nº5 vem da Amazônia Óleo essencial extraído do pau-rosa é usado por perfumistas do mundo todo.

O IAC desenvolve várias pesquisas com os óleos para a indústria de perfumaria e cosmética. Uma delas envolve o linalol natural, presente na fórmula de perfumes como o Chanel nº 5, que ganhou fama como o preferido da atriz Marilyn Monroe. O linalol é um componente do óleo extraído de uma espécie da flora amazônica, o pau-rosa.

Na década de 1960, o grande interesse pelo linalol elevou o preço do componente, o que motivou o surgimento de produtos similares, sintéticos. Mas a perfumaria fina continuou atrás do linalol autêntico. Tanto que na década de 90 o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibiu o corte e a extração do pau-rosa. Algumas empresas conseguiram na Justiça o direito de manter a exploração desta árvore e até hoje perfumistas do mundo inteiro usam a matéria-prima que vem da Amazônia.

Como o pau-rosa está na lista de espécies em extinção, várias são as tentativas de encontrar outras opções para a produção do linalol. Uma das pesquisas descobriu que a substância também está presente no manjericão, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.