MANAUS – A 43ª Expoagro (Exposição Agropecuária do Amazonas) ocorrerá entre 9 e 12 de dezembro de 2021, no Kartódromo da Vila Olímpica, na zona centro-oeste de Manaus, e pela internet. Nesta segunda-feira (29), o governador Wilson Lima reuniu representantes do setor primário para anunciar o evento e assinar decreto com isenção tributária, medida que deve ajudar o evento a movimentar cerca de R$ 100 milhões em negócios.
A Expoagro é a maior feira de agronegócio da região Norte. Além de presencial, haverá programação pelo site www.expoagroam.com.br. Os detalhes do evento foram divulgados pelo governador, na sede da Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), que coordena a realização da feira em parceria com os demais órgãos do sistema estadual de produção rural.
É uma oportunidade também do empreendedor que vem de fora, que também tem a possibilidade de apresentar aqui melhoramento genético, a questão dos leilões. A gente tem a expectativa de que, em razão dessa demanda reprimida, possamos chegar a esse valor de R$ 100 milhões”, disse o governador.
A isenção fiscal é direcionada ao comércio de veículos utilitários, botes de alumínio, tratores, grupos geradores, materiais para pesca em geral, ração para peixes, ovinos e caprinos, entre outros produtos de origem animal e maquinários agrícolas.
De acordo com o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, a 43ª Expoagro fortalece o setor primário.
“São vários espaços para expositores do comércio, dos serviços, institucional também, para animais. Vamos ter Fazendinha, exposições de animais, concursos de raça, leiteiro, de doces. Quem ainda quer expor e comercializar na Expoagro, procure a nossa equipe”, disse.
A feira será oportunidade para comercialização de máquinas, implementos e insumos, além de animais, como bovinos, caprinos e ovinos. A programação conta, ainda, com cursos de capacitação, ações de crédito rural e praça de alimentação.