Exército de Israel recua e inicia cessar-fogo em Gaza; prazo de 72 horas para libertação de reféns começa a contar
Portal Araras de Noticias 12 de outubro de 2025 0 COMMENTS
Trégua começou a partir do meio-dia desta sexta-feira (06h em Brasília)
O cessar-fogo na Faixa de Gaza, entre Israel e o grupo terrorista Hamas, começou ao meio-dia desta sexta-feira (6h em Brasília), anunciou o Exército israelense, após completar o primeiro recuo para a linha estabelecida dentro do enclave palestino, com base nos termos do acordo fechado em negociações no Egito. A retirada dos militares deu início à contagem regressiva de 72 horas, até ao meio-dia de segunda-feira, durante as quais o Hamas deve libertar todos os reféns ainda vivos e devolver o maior número possível de corpos dos mortos — Israel está ciente de que é possível que o grupo não consiga localizar todos os restos mortais nesse período. Com o início do cessar-fogo, cerca de 250 mil pessoas retornaram ao norte de Gaza, segundo a Defesa Civil do território.
Em um primeiro pronunciamento após o recuo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou o acordo como uma vitória para o Estado judeu e ameaçou retomar o conflito se o Hamas não for desarmado.
— O Hamas será desarmado, e Gaza será desmilitarizada — afirmou o premier israelense sobre um dos gargalos das etapas seguintes de negociação, já que o grupo palestino e outros já indicaram que pretendem manter parte das capacidades militares. — Se isso for alcançado da maneira fácil, tanto melhor. Se não, será alcançado da maneira difícil.
Embora as autoridades tenham concordado com um cessar-fogo para possibilitar que a entrega dos reféns ocorra sem riscos, os militares informaram que continuarão a “eliminar toda ameaça imediata” — um alerta de que ataques diretos as tropas não serão aceitos passivamente. Israel reivindicou que todos os reféns sejam soltos em uma única fase, mas não descarta que o Hamas o faça em várias etapas até o prazo de segunda, com a possibilidade de início até no domingo.


RELATED ARTICLES



